quinta-feira, 24 de março de 2011

A psicologia tem um longo passado, mas uma curta história...



A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, emoções, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal. Hoje a maioria dos estudos são feitos juntamente com outras áreas agregadas, como: Sociologia, Antropologia, Educação Física, Medicina, etc... A psicologia para tornar-se ciência, necessitava inicialmente definir qual era o seu objeto de estudo e os possíveis métodos para analisar esse objeto, sem que comprometesse com a validade, objetividade, reprodutibilidade e fidedignidade dos resultados.

Citaremos abaixo algumas das principais correntes criadas para suprir essa demanda e também daremos uma breve noção sobre o que cada uma delas trata.

Estruturalismo: (Wilhelm Wundt - 1832 à 1920), estuda as partes isoladamente.


Wilhelm Wundt

Funcionalismo: (William James - 1842 à 1910), estuda a conexão com as outras partes.

William James

Behaviorismo: (John Watson - 1878 à 1958), limita-se a estudar os comportamentos observáveis.

John Watson


Gestaltismo: ajudou a desenvolver novos estudos e melhor compreensão sobre a percepção. A teoria tem 7 fundamentos básicos que são eles: Continuidade, Segregação, Semelhança, Unidade, Proximidade, Pregnância, Fechamento.


Gestaltismo

Psicanálise: (Sigmund Freud - 1856 à 1939), a compreensão e análise do homem enquanto um sujeito do inconsciente e abrange basicamente 3 áreas:

1. Um método de investigação da mente e seu funcionamento;
2. Um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humanos;
3. Um método de tratamento psicoterapeutico.

Sigmund Freud

Nenhum comentário:

Postar um comentário