O mal estar na cultura...
Sob a pressão dessas possibilidades de sofrimento, não espanta que os seres humanos costumem moderar suas reivindicações de felicidade, tal como o próprio princípio de prazer, sob a influência do mundo externo, se transformou no mais moderno princípio da realidade; não espanta que já se considerem felizes por terem escapado à infelicidade e resistido ao sofrimento, e que, de um modo geral, a tarefa de evitar o sofrimento desloque para o segundo plano a de obter prazer... (Trecho da Obra; O mal estar na cultura – Sigmund Freud).
1 - Nível pré convencional com dois degraus definidos pelas razões:
Estágio 1. Castigo e obediência – “não vou transgredir para evitar o castigo.”
Estágio 2. Objetivo instrumental individual e de troca – “vou cooperar na transgressão para ser ajudado em retorno”
2 – Nível Convencional com dois degraus definidos pelas razões:
Estágio 3. Expectativas interpessoais mútuas – “Transgredirei com ele porque quero sua amizade, afeição, estima ...”
Estágio 4. Preservação do sistema social – “cumprirei as suas normas porque é errado desobedecer às autoridades e contra as leis”
3 – Nível Pós-convencional com dois degraus definidos pelas razões:
Estágio 5. Direitos originários,contrato social ou utilidade – “não vou transgredir porque isto interfere com os direitos de outros e futurameente meus direitos podem igualmente ser violados”.
Estágio 6. Princípios éticos universais – Há princípios universais que regem as relações entre todos os seres humanos e não há força externa quer possa compelir-me a atuar em algo errado ou que se afaste destes pincípios. (Ghandi, Martin Luther King, Nelson Mandela...)
Os Valores mais elevados desta lista hierarquizada são:
· Preservação da Vida e Saúde Humanas
· Preservação da Dignidade Humana
· Preservação das Liberdades Humanas
(de cada um e de todos os indivíduos, de propriedade, de inviolabilidade e dignidade do lar, de auto-defesa, de segurança e privacidade, de empreender, de ir e vir, de tratamento igual perante á lei com presunção primária pública de inocência, de acesso à informação isenta, de expressão e comunicação responsável, de defesa dos próprios interesses, de trabalho e remuneração digna, de ambiente de proteção, permissão e potência, de acesso à educação de qualidade, à tecnologia e ao desenvolvimento científico continuados, de exercício da criatividade, de proteção em idades e situações vulneráveis (tais como infância, velhice, gravidez, enfermidade, deficiências físicas etc...)
· Busca e Exercício da Excelência em tudo que fizer, receber e oferecer.
· Preservação da Vida em Geral.
Ética x Moral: A ética pressupõe análise e reflexão antes do agir. Toda existência tem o lado da alteridade, isto é, da dimensão do outro. “A Ética é um conjunto de valores e princípios universais que regem as relações humanas”.
ÉTICA:
ü Princípio, subjetivo.
ü Mundo das idéias.
MORAL:
ü A prática,
ü Ação objetiva;
ü Comportamento;
ü Regulação da conduta para expressar o que é ético
O que é certo e o que é errado? Quando e como cada indivíduo começa a fazer seus juízos de valor?
E o que ele leva em consideração?
Nenhum comentário:
Postar um comentário